Um idoso de 80 anos, nascido em Buenos Aires, Argentina, foi flagrado por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) conduzindo um veículo com parte das placas adulteradas na tarde de sábado (10) em Rosário do Sul. Ele estava acompanhado da esposa e retornava do litoral de Santa Catarina.
Conforme a PRF, os agentes teriam ordenado que o veículo parasse, mas o condutor não teria obedecido. Uma equipe passou a perseguir o idoso, e o abordaram próximo da entrada da cidade de Rosário do Sul.
Durante a abordagem, foi constatado que alguns caracteres das placas estariam cobertas por uma membrana preta que teria sido colocada propositalmente pelo condutor na tentativa de burlar a fiscalização dos radares eletrônicos nas rodovias.
O condutor foi conduzido à Delegacia de Polícia (DP) de Rosário do Sul, onde foi ouvido e liberado. Ele deverá responder pelo crime de adulteração de identificador veicular. Conforme a DP, o veículo, um Volkswagen Vento, foi apreendido e encaminhado para o depósito do Detran.
Conforme o artigo 311 do Código Penal, é crime “adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor, de seu componente ou equipamento”. A pena é de três a seis anos de prisão e multa.